DIY - Manteiga corporal nutritiva

08:30:00

É sábado! Estamos de fim-de-semana! É tempo de nos mimarmos, de relaxar e procurar nutrir o nosso corpo! Estamos no Inverno e por isso há que ter cuidados extra com a nossa pele que tendencialmente fica desidratada e seca nesta altura do ano. Por isso, os Pinguinhos de Chuva propõem-te que hoje metas mãos à obra e que cries o teu bálsamo corporal! Vamos experimentar?


Para obtermos um bálsamo super nutritivo vamos juntar a 10 g de azeite virgem extra, 15g de óleo de amêndoas doces, 25 g de óleo de coco, 25 g de manteiga de karité, 25 g de manteiga de cacau, 10 gotas de vitamina E e 10 gotas de óleo essencial de alfazema.

Como já vimos a manteiga de karité, rica em ómega-3 e ómega-6, em vitaminas E é uma aliada da pele seca e desidratada. O óleo de amêndoas doces muito rico em vitaminas e em ómega-6 é conhecido pela sua atividade antioxidante e regeneradora. Ingredientes que não podem faltar neste bálsamo corporal. O azeite é um óleo vegetal conhecido pelas suas propriedades regeneradoras e hidratantes, rico em antioxidantes que previne o envelhecimento prematuro da pele. O óleo de coco tem propriedades antibacterianas e antifúngicas e, ajuda a nutrir a pele. 


Vamos meter mãos à obra?

Precisamos de uma balança, uma panela, um recipiente resistente ao calor, uma vareta de vidro e um boião.

1º - Coloque todos os ingredientes, expecto a vitamina E  e o óleo essencial, num recipiente de vidro que seja resistente ao calor, leve a banho-maria até que todos os ingredientes estejam fundidos.





2º - Enquanto isso, passe um algodão embebido em álcool pelo boião. Quando todos os ingredientes estiverem fundidos, homogeneizar (pode ser com a ajuda de uma colher), retirar do banho-maria e homogeneizar até atingir a temperatura ambiente.





3º - Adicionar a vitamina E e o óleo essencial.

4º - Misturar bem com a batedeira até que pareça chantili.




5º - Reservar de novo no frigorífico 20 minutos.

6º - Bater de novo e acondicionar no boião.




Por fim, coloque uma etiqueta no boião com a identificação do produto e com uma validade: 3 meses (como não tem na sua composição nenhum excipiente aquoso a probabilidade de contaminação microbiana e mais reduzida).


Partilha com os Pinguinhos de Chuva a tua experiência.


Boa sorte!


PC

You Might Also Like

0 comentários